Sejam bem vindos a "Arte e etc..."

Sejam bem vindos!

Todos nós somos apaixonados por algo na vida, temos manias!... Colecionamos histórias, felizes ou não!
Colecionamos palavras, musicas, recortes de nós mesmos...
Aqui venho dividir com vocês os meus recortes, minhas paixões...
Que tal deixarem registrado os seus recortes também! É só deixar um comentário.

Abraços...


quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Palavras, não é só palavras!...

Pessoa!
 
Hoje venho falar sobre esta palavra que nos leva a imensidões de significação e até mesmo emoções. A decisão de escrever este assunto veio após ler o livro  “Quem me roubou de mim” do Padre Fabio de Melo, mas vou falar mais a frente o que ele nos leva a refletir.

Falando etimologicamente esta palavra tem origem no grego prósopon (aspecto) de onde passou ao etruscophersu, com o significado de ‘aí’. A partir dessa palavra, os latinos denominaram ‘persona’ como sendo as máscaras usadas no teatro pelos atores ou mesmo os personagens teatrais representados.

Creio que somos sim atores de nossa própria vida, usamos de mascaras em cada situação ou lugar, no trabalho sou a profissional competente, no lar a mãe ou esposa dedicada, com os amigos e assim por diante. Isso não quer dizer que somos falsos ou mentirosos, que temos várias caras, apenas que como 'pessoa' desempenhamos um papel na vida, que é de um agente. John Locke define uma pessoa como 'um ser inteligente e pensante dotado de razão e reflexão e que pode considerar-se a si mesmo aquilo que é, a mesma coisa pensante, em diferentes momentos e lugares'." (Peter SINGER - Ética Prática, p. 107-108)

Segundo o dicionário Aurélio, pessoa é o ser humano em seus aspectos biológicos, espiritual e social. Individuo. Personagem, etc...

Padre Fabio nos leva a pensar no desafio de ser pessoa, em construir-se pessoa. Não nascemos e pronto! O ser humano não nasce feito e acabado, mas sim chamado e capacitado a construir-se permanentemente em relações com outras pessoas. Crescer humanamente é Renascer.

Não tenho como deixar de relatar as palavras do padre da mesma forma como foi escrita, não posso tirar nem colocar, pois é uma essência em si. Vejam:

“ Segundo a antropologia cristã podemos compreender a partir de dois pilares  que ser pessoa é  “Dispor de si” e depois “Estar disponível”. O primeiro refere em “ser de si, e ter posse do que si é”. O segundo pilar é estar disponível a receber visitas, a unirmos o que ainda não somos ao que os outros já são.”

“Eu tenho que ser eu. Uma pessoa só pode ser pessoa, se ela é dona de si. Nós temos que tomar posse do que somos. Quantas coisas você possui e ainda não tomou posse? O amor é a capacidade de descobrir no outro o que ele ainda não viu que tem. É como se você tivesse uma grande propriedade e não tivesse a capacidade de andar por ela para demarcá-la, e não a conhece na totalidade. Mas aos poucos vai sendo dono daquilo que já é seu.

Ser pessoa é ser dono de você mesmo, e saber lidar com seu jeito de ser, de amar, de sentir, de pensar, de ter suas limitações e saber o que você pode. Quantas vezes você se dispôs a ser o que não era, dizendo 'sim' onde era para dizer 'não'? Você não teve consciência do que não podia. É o que Jesus sempre fez com as pessoas. Fazendo-as tomarem posse do próprio território, de si mesmas. 'Eu sou dono de mim, e não abro mão'.

... Eu sou pessoa, e me recebo de Deus o tempo todo. E Ele diz: "Cuide do que você é. Você não tem o direito de deixar as pessoas lhe roubar". E tem pessoas que te 'devolvem'. A experiência com Deus sempre diz: "Eu lhe devolvo".

Não tenha preguiça de conhecer seu 'território' e saber quem você é realmente. O total desconhecimento de si, não pode acontecer. A pessoa que não é 'pessoa', não tem assunto e sabe tudo o que acontece na vida do outro, mas não sabe de si mesma.
... descobrir o 'porque' do afeto que tenho dentro de mim. Você deixa de ser explosiva demais quando toma posse do que é. Tudo isso porque você está em processo de construção. Deveríamos estar com placas dizendo: 'Estamos em obra, cuidado!' É o seu processo de 'feitura' de ser pessoa.

'Não tenha preguiça de conhecer seu ‘território’ e saber quem você é realmente'

Enquanto você viver haverá partes deste 'território' para conhecer... “Explore a todo instante!”

 Que você não morra com seus valores ‘engavetados’, pois Deus lhe dá talentos para que você os use, e não para deixar guardado.

...Uma pessoa só é pessoa quando se disponibiliza aos outros. Aquilo que recebo de Deus coloco à disposição dos outros. E nisso temos a integração de uma personalidade saudável.

Ser pessoa não é só contemplar o que sou e tenho de melhor, mas ser pessoa é descobrir e cultivar o que tenho de melhor para que outros sejam beneficiados.

"Como Jesus fazia o tempo todo em sua capacidade de se doar e ensinar, é preciso se doar também. É necessário tomar cuidado para outra pessoa não tomar posse do que você é, pois a partir daí você não terá mais domínio sobre o que é seu. Se não sou capaz de tomar conta de mim, perco meus talentos e não me possuo mais. Quantas vezes você foi machucado nesta vida e pessoas lhe roubaram? Quando não me possuo, tenho dificuldade de ser para o outro, e corro o risco de não ser o que devo ser.”

Vejo então que ser pessoa é construir-se pessoa. Não nascemos e pronto! O ser humano não nasce feito e acabado, mas sim chamado e capacitado a construir-se permanentemente em relações com outras pessoas. Crescer humanamente é Renascer.

Reitero o pedido de Padre Fabio de Melo, estabeleçamos o nosso limite. E sejamos firme!

Vir a Ser

Eu procuro por mim.
Eu procuro por tudo o que é meu
e que em mim se esconde.
Eu procuro por saber
que ainda não sei,
mas que de alguma forma já sabe em mim.
Eu sou assim...
Processo constante de vir a ser.
O que sou e ainda serei
são verbos que se conjugam
sob áurea de um mistério fascinante.
Eu me recebo de Deus e a Ele me devolvo.
Movimento que não termina
porque terminar é o mesmo que deixar de ser.
Eu sou o que sou na medida em que me permito ser.
E quando não sou é porque o ser eu não
soube escolher.


Abraços...
Até breve...

Fonte: Livro – Quem me roubou de mim por Padre Fabio de Melo – Editora Canção Nova/98º edição
                   Dicionário Aurélio – Editora Nova Fronteira/4º edição
                   http://ocanto.esenviseu.net/lexp.htm
                    

Nenhum comentário:

Postar um comentário