
A paixão do verbo latino, patior, que significa sofrer ou suportar uma situação dificil. Segundo o dicionário Paixão também significa movimento violento, impetuoso, do ser para o que ele deseja. Uma atração muito viva que se sente por alguma coisa, predisposição para ou contra é um arrebatamento, cólera.
PAIXÃO é um sentimento que surge com muita força na estrutura emocional de uma pessoa, que leva-a se entregar de corpo e alma pelo objeto desencadeante de paixão.
Segundo pesquisas a Paixão é um sentimento forte, mas tende à superficialidade. Contudo ainda muitos amores nasce de uma Paixão, que ao longo dos anos vai se canalizando em amor.
Um sentimento de ampliação quase patológica pode levar a cegueiras temporárias ou de períodos intermináveis.
O acometido de paixão perde sua individualidade em função do fascínio que o outro exerce sobre ele. Via de regra, o indivíduo perde a sua individualidade, a sua identidade e o seu poder de raciocínio.
Sentimento passageiro, que pode se desvencilhar com o rompimento do véu de idealização do outro, caindo na realidade da imperfeição do ser pelo qual é apaixonado, ou via de regra tornar-se um amor verdadeiro e tranquilo, sem a cobrança e a explosão de um sentimento avassalador.
UM sentimento que corresponde à necessidade de se sentir vivo. Geralmente, as pessoas se apaixonam quando estão se sentindo mal, insatisfeitas consigo mesmas e com os outros. Nessas situações, uma paixão faz a pessoa sentir que está vivendo intensamente. Claro que não se pode negligenciar a escolha da pessoa por quem se vai ficar apaixonado, mas o mecanismo passional vem antes. É acionado quando começamos a desejar algo que nos traga uma nova energia vital. A paixão toca no que existe de mais profundo na existência de cada um. É uma autoterapia excelente e um antidepressivo muito eficaz.
Têm casos que a paixão é o abandono da vigilância. Ela invade de tal maneira sua vida e suas necessidades que pode fazer com que negligenciemos as coisas importantes e urgentes em nossas vidas como os filhos, o trabalho, tudo. A paixão se organiza dentro da ansiedade e da urgência. O sentimento primordial é a necessidade absoluta do outro.
Para ambos os sexos, a função psíquica da paixão é mobilizar conteúdos emocionais inconscientes, por isso ela pode ser uma via de autoconhecimento. O paradoxo é que a paixão aguça todos os sentidos, mas eles estão deturpados pela embriaguez que tal estado provoca. O êxtase da paixão é comparável ao êxtase provocado pelas drogas e pelos delírios místicos.
Tudo é flores e perfume, ninguém vê ninguém "para o apaixonado, o outro sempre é o que eu imagino, o que eu quero e preciso que ele seja". A paixão oferece um espelho às pessoas. Elas passam a ver, no outro, o reflexo de seus desejos mais profundos.
A paixão têm mais vigor e calor, florei as nossas vidas, mas nem tudo e rosas, tem sempre os espinhos que nos leva a realidade, pode ser com amor e seguir em frente ou pode continuar viver intensamente as loucuras da paixão, mas vivendo na visão de seu próprio eu fantasiado pelo outro.
Procuro sempre terminar o post do dia deixando um poema , verso ou musica, pois na arte como na vida tudo acaba assim.
A paixão aumenta em função dos obstáculos que se lhe opõe.
(William Shakespeare)
Um dia descobrimos que apaixonar-se é inevitáveL... Um dia percebemos que as melhores prova de amor são as mais simples...
(Mário Quintana)
Aah, não deixem de conferir a próxima palavra.
Abraços...
Até breve...
Fonte: http://boasaude.uol.com.br/Lib/ShowDoc.cfm?LibDocID=3218&ReturnCatID=1781
http://www.dicionarioweb.com.br/paix%C3%A3o.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Paix%C3%A3o
Nenhum comentário:
Postar um comentário